Sobrado, ou a escada que lhe cabe - Cláudio PS



Sobrado, ou a escada que lhe cabe.


A casa velha em que ele mora tem uma escada de exatamente onze degraus da porta até o primeiro corredor. Do ponto de ônibus até em casa são vinte e dois passos. Da casa ao trabalho cinquenta minutos. De casa até o cemitério mede-se uma vida. Talvez menos. Como está ficando velho, se durar menos que uma vida, que é um valor relativo, não deve fazer mal. Quero dizer, diante da falta de sinais de felicidade, era como se estivesse semi-morto, automático e timorato. Taciturno e macambúzio. 

Afinal, a vida é um arroubo, um rompante, entre uma primeira inexistência e outra inexistência. A primeira não dói. A segunda, como é esperada e temida, talvez. Mas a dor não é nela em si.

A maioria das pessoas lá fora são estômago e genitália, ele diz. Churrasco e cerveja. Pagode e novela. Funk proibidão. Mulher de shortinho no comercial. Futebol e feijoada. Não completa, claro. Feijão e duas ou três peças de carne, no máximo. Linguiça sem trema. Uma dose de cachaça e um pedaço de laranja. Couve bem cortadinha, por favor. Farofa de ovo. Elementos que simbolizam alguma coisa, mas nada terrivelmente importante. Praticamente nenhum cérebro. E a redução à que o ser humano lá fora parece ter se encaixotado, em satisfazer os sentidos, antes lhe incomodava. Hoje o irrita. Estamos ficando velhos, assevera o amigo que diz ter a mesma percepção.

Por isso passou a sentir necessidade de sumir. Virar mendigo ou náufrago devorado por sardinhas famintas? Tubarão arranca a perna de uma vez. Ele viu num filme. Deve doer muito. Por isso preferiu morrer aos poucos e só. 

Pensou em separar a frase anterior em três assim: 

Por isso preferiu. 

Morrer aos poucos. 

Só.


Não se deve ferir a flor do Lácio. Você sabe. Foi de propósito. Para que Ele e Você pensem mais um pouco. Ele pode até tentar te persuadir, mas você sempre pensou e pensará por você mesmo ou mesma. Por que se nasce sozinho e morre-se sozinho. Por que mesmo que você morra numa guerra com dez mil outros soldados ao seu lado você vai sozinho pro outro lado.

Mas, ele pede para deixar bem claro: Antes de morrer de “verdade”, morrer para o mundo lá fora. Da humanidade de estômagos e genitálias sobre duas pernas.

Medo de morrer? Por quê? Não adianta! Eu, ele, você, o peixe de aquário, a árvore centenária, todos vamos morrer. Triste? Então choremos. Lágrimas de crocodilo. Carpe diem, maluco!

Apesar de tudo a Vida o diverte. Ainda. Só isso. Um drink, por favor. Um entorpecente, um sonho em Tecnicolor e a conta.

Vamos vivendo. Ele e você. E não desistimos. Acaba que, mesmo que a ausência de sinais promova o tédio, ele arruma sempre um jeitinho. Pelo menos, de se divertir.

Voltar para casa, subir os degraus, entrar no quarto, deitar e dormir. Acordar. Até um dia. Morrer, dormir, talvez sonhar. E tentar entender aqueles símbolos malucos do subconsciente. Sonhar sendo devorado por sardinhas famintas...


Conto escrito para o encontro de 29/ 09/ 2015




Cláudio PS acredita que sabe escrever desde que tirou 10 em redação na oitava série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram